quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Faça você mesmo uma excelente Antena para TV Digital

Essa dica é muito legal. Eu vi no HTForum a dica, e inicialmente não acreditei, mas não é que a antena funciona mesmo?!
Fonte

Vamos a um pouco de história. Recentemente, comprei uma TV LCD com conversor digital integrado. E fiquei muito ansioso para ver as imagens da TV aberta em alta definição. Comprei uma antena DA-618 Superdigi amplificada no Submarino por R$ 130,00, mas como era época de Natal, a entrega ia demorar um pouco. Então eu comecei a procurar na Internet por alguma dica que me resolvesse, pelo menos paleativamente, a curiosidade por ver a TV Digital.

Encontrei um esquema para montar uma antena usando alguns arames, fios, e um pedaço de madeira. Eu não acreditei, mas pensei “não custa nada tentar”, e então me pus a montar a antena. Incialmente, usei um pedaço de madeira meio podre, alguns fios de cobre, daqueles grossos, para chuveiro, e uns fios de telefone. Todos materiais que eu já tinha em casa, então não precisei comprar nada. Subi com a geringonça na lage da minha casa, coloquei a antena no mastro que eu já tinha lá e liguei o cabo. E para minha surpresa, funcionou! Peguei 4 canais digitais com excelente qualidade, mas a Globo, que é a que eu mais queria assistir, não funcionava, pois o sinal era muito fraco na minha região.
Quando a Antena que eu comprei no Submarino chegou, instalei ela e nenhum canal funcionou. Então eu devolvi e decidi procurar por uma antena melhor. Comprei uma antena Yagi, da marca Castelo, que também não funcionou. E então eu decidi investir mais na antena “caseira”. Comprei novos materiais, com as especificações corretas. Montei, instalei e agora eu consegui sintonizar 7 canais, inclusive a Globo. Porém, em alguns momentos do dia, o sinal da Globo ficava ruim e não dava pra assistir.
Então eu fui a uma loja especializada aqui na cidade e perguntei ao vendedor o que mais poderia ser feito para melhorar o sinal. Ele me disse que a minha região é uma região de sombra e o sinal é dificil de pegar lá. Me orientou a tentar um Booster, que é um amplificador eletrônico de sinal, e que se isso não resolvesse, seria melhor colocar uma antena parabólica. Então eu levei um Booster da Proeletronic, de 26db de ganho, e finalmente meu problema se resolveu. Já faz 2 semanas que estou usando e o sinal se mantém excelente o tempo todo. Além disso, agora consigo ver todos os 15 canais digitais disponíveis na região!
Montando a antena
Bom, depois da pequena história, vamos ao que interessa. Para montar a antena, você vai precisar de:
6 metros de arame galvanizado de 1,5mm
2 metros de arame galvanizado de 0,5mm
Um pedaço de madeira de uns 5cm de largura, 90cm de altura e 2cm de grossura. Se for maior, não tem problema.
Um Baloon de 300 para 75 Ohms (é um adaptador que tem 2 fios de um lado, e um conector fêmea coaxial do outro.
10 parafusos galvanizados com ponta (pode ser de 5mm x 20mm)
10 Arruelas galvanizadas, para usar com os parafusos.
A montagem é simples. Antes de mais nada, veja a antena pronta, e o esquema de montagem abaixo (clique para ampliar).



Esquema da Antena

As marcações a seguir tomam como referência a antena na posição vertical. Faça assim:
1.     Marque um ponto com uma caneta próximo a uma das extremidades da madeira um ponto a 1cm de distância da borda superior e 1cm de distância da borda lateral esquerda.
2.     Marque o segundo ponto a 3cm do primeiro. Se sua madeira tem 5cm de largura, então deve ficar 1cm da borda superior e 1cm da borda direita. Você vai ter então 2 pontos paralelos na madeira, separados por 3cm.
3.     Marque mais 2 pontos paralelos, a 24,5cm de distância dos 2 primeiros.
4.     Marque mais 2 pontos a 24,5cm dos 2 anteriores, e depois mais 2 pontos a 24,5cm dos anteriores. Você vai ter no total 8 pontos, sendo separados sempre a 3cm de seus semelhantes e 24,5cm dos outros.
5.     Guarde a madeira de lado, e agora vamos trabalhar com o arame de 1,5mm. Corte 8 pedaços de 59cm cada, e tente endireita-los para deixa-mos o mais retilíneo possível.
6.     Agora, com cada um dos pedaços de 59cm, dobre-os no meio, formando um V. Observe que a distância entre as duas pontas deve ser de 12cm.
7.     Agora que você tem 8 “V”s de 29cm cada, pode começar a montagem da antena. Coloque uma arruela e um parafuso em um dos pontos marcados na madeira, e com o parafuso, fure e fixe na madeira um dos Vs. Faça isso com todos os 8 Vs nos 8 pontos marcados na madeira. Tente manter a distância das pontas dos Vs com 12cm e tente não amassar muito os arames, pois são difíceis de alinhar. Vá acertando eles a medida que for trabalhando, pois é normal que se deformem um pouco.
8.     Você já tem a antena praticamente pronta. Agora só precisa ligar os Vs da antena corretamente. Para isso, use o arame de 0,5mm. Solte um pouco o parafuso do primeiro V, coloque o arame e aperte o parafuso. Siga o esquema de fixação abaixo para saber a sequencia correta de montagem. No total, são 2 arames que cruzam a antena de ponta a ponta. É importante que os dois arames não se encostem quando eles se cruzam. Para isso, isole a região onde eles cruzam.
9.     A Antena já está pronta. Falta apenas ligar o Baloon. No meio da antena, fixe 2 parafusos com arruela, de modo que prendam os 2 arames que passam pela região. E então, prenda os 2 fios do Baloon, um em cada parafuso.

Foto da Antena Montada
Foto da Antena Instalada

Pronto, sua antena já está pronta para ser ligada a TV. Para isso, use um cabo coaxial. A antena é externa ou seja, deve ficar fora da sua casa. E ela deve ser instaladas na posição vertical, de preferência em um mastro.
Espero que este guia seja útil! Se tem dúvidas, deixe um comentário!

11 comentários: